Páginas

domingo, 1 de setembro de 2013

Hayao Miyazaki retira-se dos filmes de longa-metragem

O presidente do Studio Ghibli, Koji Hoshino anunciou hoje que o fundador do estúdio famoso produtor de filmes anime Hayao Miyazaki irá "retirar-se da produção de filmes de longa-metragem". O anuncio foi feito durante uma conferência de imprensa no Festival Internacional de Cinema de Veneza, em Itália. O anúncio não exclui a hipótese do realizador em trabalhar em projectos mais curtos.

A 11ª e última longa-metragem de Miyazaki, Kaze ga Tachinu (The Wind Rises), estreou nos cinemas japoneses a 20 de Julho. O filme está em exibição no festival desde de 28 de Agosto e permanecerá até 7 de Setembro.

Hayao Miyazaki realizou o seu primeiro filme, Lupin III: O Castelo de Cagliostro, em 1979. O realizador dirigiu a adaptação para filme anime do seu próprio mangá Nausicaä, a Princesa do Vale do Vento, em 1984, antes de ele e do realizador Isao Takahata fundarem o Studio Ghibli.

A Viagem de Chihiro, Ponyo à Beira-Mar, O Meu Vizinho Totoro, O Castelo Andante, O Castelo no Céu e Princesa Monokome são algumas das obras mais famosas realizadas por Miyzaki. O filme A Viagem de Chihiro ainda é o filme com as maiores receitas de bilheteira no Japão, passado 12 anos após a sua estreia em 2001. O filme ganhou um Óscar na categoria de Melhor Filme de Animação em 2003.

Miyazaki revelou numa entrevista a um canal japonês que pode haver uma sequela do filme Nausicaä, a Princesa do Vale do Vento, mas que deixaria o projecto a cargo de Hideaki Anno, realizador de Neon Genesis Evangelion.

Fonte: ANN

Sem comentários:

Enviar um comentário