Páginas

domingo, 16 de junho de 2013

Foi descoberto o mais antigo filme anime transmitido na televisão de que há memória

Foi revelada a descoberta da mais antiga animação japonesa transmitida na televisão sobrevivente desde que há memória. O anime chamado Mogura no Aventure foi transmitido a cores no canal NTV a 15 de Outubro de 1958.

Apesar de ter quase 55 anos, o filme está em bom estado. O anime foi produzido com cortes de papel e tem a duração de 8 minutos e 53 segundos. A animação conta a história de uma toupeira chamada Kuro-chan que embarca numa viagem especial no seu sonho. A actriz Sonomi Nakajima interpretou todo o diálogo e a canção presentes no anime.

Embora os investigadores já tinham o conhecimento da existência desta obra, eles não podiam confirmar se haveria pelo menos uma cópia sobrevivente do filme. Então, em Fevereiro deste ano, foi descoberto o filme num armazém do Ikuta Studio da NTV, na cidade de Kawasaki.

As transmissões a cores iniciaram-se em 1960, no Japão, mas, anos antes, havia períodos de transmissões piloto (testes).

Até à descoberta deste filme, Atarashii Dōga Mitsu no Hanashi era considerada a mais antiga animação japonesa sobrevivente desde que há registo. A obra foi produzida em 1960 pela NHK. Só em 1963 é que estreava a primeira série anime, Astro Boy.

O canal BS Animax vai transmitir Mogura no Aventure a 21 de Julho como parte da programação especial TV Anime 50-nen no Kinjitō.

Fonte: ANN

Sem comentários:

Enviar um comentário