Páginas

segunda-feira, 8 de maio de 2017

E agora para algo diferente: A minha experiência no Iberanime 2017

Por vezes, é bom sair da rotina. Pode correr bem ou mal, mas, às vezes, é preciso fazer algo "diferente". Foi por esse motivo que hoje decidi escrever sobre a minha ida ao Iberanime Lx 2017 e dar a minha opinião relativamente ao evento. Esta não foi a minha primeira ida ao Iberanime, tendo sido no ano passado, por isso vai haver muitas comparações com o evento do ano passado.

Não se vai sair alguma coisa de jeito daqui, mas, se quiserem, dêem a vossa opinião para saber se gostariam que fizesse mais coisas deste género ou onde poderei melhorar.

Para os nossos leitores do Brasil, se calhar é melhor fazer uma apresentação ao evento. O Iberanime é um dos maiores (se não o maior mesmo) eventos relacionados com anime, mangá e cultura pop japonesa realizado em Portugal. Existe duas edições, uma na capital Lisboa (Ibernanime Lx) e outra na cidade do Porto (Iberanime Opo). A de Lisboa costuma realizar-se em Maio na maior sala de espectáculos do país, a Meo Arena (anteriormente conhecido como Pavilhão Atlântico), enquanto que a do Porto costuma realizar-se em Outubro. No ano passado, o Iberanime Opo foi realizado no Centro de Congressos da Alfândega do Porto.

Antes de começar a dar a minha opinião relativamente ao evento deste ano, gostaria de relatar a minha experiência do Iberanime de 2016. Como disse anteriormente, o Iberanime 2016 foi o primeiro Iberanime em que fui, mas, também foi a minha primeira vez em qualquer evento relacionado com anime. Por isso, não sabia ao certo no que me estava a meter.

E digamos que... não foi a melhor experiência que vivi, para ser honesto. Ter ido sozinho (ser tímido não ajuda...) não ajudou em nada, mas digamos houve algumas falhas na organização e alguma falta de sensibilidade de algumas pessoas que foram ao evento que fizeram com que não conseguisse desfrutar do evento como eu gostaria. Entre andar em corredores e escadas demasiado estreitas e em que não permitissem que houve um fluxo fluído das pessoas, entre filas mal organizadas para noodles instantâneo e que piorava o problema anteriormente referido e entre pessoas que empurram outros só para verem o que está a venda nas várias bancas - digo-vos já que não é agradável ser empurrado por pessoas que têm um peso acima do recomendado... -, havia muito para melhorar por parte de ambas partes (organização e fãs) para a edição deste ano. Não me arrependi de ter ido, porque fui pela primeira vez a um evento desta nossa "paixão", mas considerei seriamente não ir este ano.

Mas, por iniciativa de um amigo meu, lá fui na esperança de que este corresse melhor. E, para não criar qualquer suspense, digo-vos que foi.

Felizmente, a organização ouviu algumas das críticas que eu e outros fãs fizemos. Nomeadamente em termos do espaço em que podíamos andar. Tinhamos espaço para andar tanto nos corredores como nas escadas com relativa tranquilidade, sem que houvesse a necessidade de empurrar uns aos outros (e felizmente, as pessoas que foram ao evento também foram mais respeitadoras nesse aspecto).

Claro que isto foi a custo de haver menos bancas, que diminui um pouco a diversidade do que estava exposto e à venda, e da zona de videojogos ter agora o seu evento separado, que foi realizado em conjunto com Iberanime nos mesmos dias mas numa zona separada do Meo Arena, mas melhorou significativamente a circulação dentro do recinto.

Agora deixando as minhas "picuisses" de lado, vou falar de outros aspectos do evento: a secção dos artistas e o cosplay.

Relativamente à secção dedicada aos artistas independentes, só tenho a dizer isto: Por favor, parem de aparecer tantos, porque a minha carteira não aguenta se continuar assim! Este ano havia ainda mais artistas a tentar a vender as suas obras que em 2016 e a qualidade aumentou proporcionalmente. Destes, queria destacar a Nerdbeads, que faz peças em estilo "8-bit" a partir de miçangas. Gostei do facto de pegarem em algo tão simples como miçangas e transformarem-nas em algo quase parecido  com o que víamos quando jogávamos na NES ou no Game Boy.

E o cosplay, pelo menos que tenha visto, acho que não vi um único cosplay mau. Nunca fiz cosplay, por isso não sou a melhor pessoa para avaliar, mas penso que estavam bastante cuidados e tinham boa atenção ao detalhe. Entre Sakura Card Captor, Fairy Tail, Fullmetal Alchemist, Owari no Seraph, entre outros, estava sempre a virar ao pescoço de um lado para o outro dada a quantidade de cosplays que estavam bem feitos. Claro que para quem já fez cosplay ou que já tem experiência no assunto pode ter uma visão mais crítica que a minha, mas, na qualidade de "simplório" de cosplay, acho que estavam bem feitos e não conseguia parar de admirar o trabalho realizado (não sei porquê, mas esta última parte parece não soar muito bem...).

E, este ano, ao contrário do ano passado, consegui ver pessoas das quais eu admiro o seu trabalho, nomeadamente o pessoal do Próximo Nível, do OtakuPT e do PTAnime. São pessoas que produzem conteúdo interessante constante e dos quais eu sigo diariamente e estar ali vê-las ao vivo, era "estranho", mas no bom sentido. Infelizmente, não tive a coragem de me dirigir a eles e dizer-lhes que admiro os seus trabalhos...  Isto de ser tímido não dá com nada!

Isto já está a fica demasiado extenso, por isso é melhor acabar por aqui. Não consegui escrever tudo o que queria escrever, mas, isto foi escrito um pouco à pressa, por isso também não está como eu visionei. Se tiverem quaisquer criticas relativamente a este texto, e se quiserem, deixam um comentário para que depois possa melhorar em futuros textos como este.

E agora, e é mesmo para terminar, claro que existem aspectos em que o evento pode melhorar (mais convidados de renome, cumprimento dos horários do programa, mais divulgação, etc.), mas, pelo o que vi este ano e pelo que vivi no ano passado, acredito que a organização irá aprender com os seus erros e com as críticas feitas para que possa melhorar de modo a proporcionar uma melhor experiência nos próximos a todos nós, os otakus.

RK_Gotoku 

2 comentários:

  1. Para o ano é vir comprimentar-me caso contrário vou spammar-te o site :P

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fica combinado. Nem que seja para que não faças spam no site. xD

      Eliminar