Páginas

quarta-feira, 23 de setembro de 2015

[Rubrica] Séries que podem não nada de especial, mas, que para nós, o são

Todos nós gostamos ver aquelas séries épicas que têm um budget alto, ou que têm aquele realizador ou guionista que é capaz de tornar uma ideia numa obra-prima. Mas, depois existem aqueles séries que passam ao lado de muita gente ou que, simplesmente, não são interessantes o suficiente para merecer um lugar destacado dentro de milhares de séries anime que já foram produzidas desde do início do séc. XX., altura em que surgiram as primeiras animações feitas no Japão.

Mas, por vezes, no meio dessas obras "obscuras", existem alguns animes ou mangás que, por alguma razão ou outra, que apesar de não serem um "Fate/Zero" ou um "Fullmetal Alchemist: Brotherhood", nos ficam na memória.

E, para mim, uma dessas obras é éX-Driver.

Como, provavelmente, não devem conhecer este anime, é melhor fazer uma pequena apresentação.

éX-Driver é uma série de OVA (Original Video Anime) de seis episódios que surgiu da mente de Kõsuke Fujishima, conhecido por ter criado os mangás Oh My Goddess! (ou Ah! Megami-sama) e You're Under Arrest (ou Taiho Shichauzo). O OVA foi lançado em 2000 (alguns sites referem que foi lançado entre 2000 e 2001). Também houve um filme do franchise que saiu em 2002.

A história desta obra passa-se num futuro distante onde já ninguém conduz o seu próprio carro, ou seja, os carros são autónomos, como os que, por exemplo, a Google está a desenvolver, em que basta ao passageiro dizer o destino que quer e o carro leva-o sem quaisquer preocupações. Isto é, até que surge um problema informático no carro e o mesmo se descontrole, sendo que o passageiro não consegue fazer nada - pois a única coisa que o passageiro poderia controlar era o computador de bordo e este, quando está sob um ataque informático, é tão útil quanto ter um ser vivo com tentáculos num anime que não goste de tocar em raparigas em trajes menores. E é aí que entram os éX-Drivers, um grupo restrito de pessoas que conseguem conduzir carros como "antigamente". Ou melhor, que conseguem conduzir como os pilotos de rallies de antigamente. Tem que saber conduzir a altas velocidades e em espaços apertados. Mas, também, tem que ter a pontaria afinada para poderem acertar nos sensores no carro autónomo, sendo esta a única forma de os parar quando se descontrolam.

E é aqui entram as personagens principais do anime: Lorna, Lisa e Sõichi. Lorna é a vossa típica rapariga bonita e simpática, que não arranja confusões e que seria mulher perfeita de qualquer homem. Ela conduz um Lotus Europa branco. Depois temos a Lisa, a vossa típica rapariga maria-rapaz que não costuma pensar nas coisas. O seu primeiro carro foi um Subaru Impreza WRX de primeira geração, mas, depois passou a conduzir o mítico Lancia Stratos HF (High Fidelity/Alta Fidelidade). Já o Sõichi é o vosso típico génio menor de idade, que saltou vários anos na escola e que tem talento para conduzir, mas é um pouco fanfarrão no início. Ele conduz o leve Caterham Super Seven JPE.

Como já devem ter reparado, utilizei várias vezes a palavra "típico(a)" antes de escrever as características de cada personagem principal. Mas, isso deve-se ao facto das personagens não serem muito originais. Simplesmente, são como já vimos em muitas outras séries anime.

E também há o facto de que não haver grande história neste anime. Cada episódio resume-se em parar um carro descontrolado e ver como se relacionam as personagens principais. Só mesmo nos últimos dois episódios é que existe um arco que as personagens principais se vêem em apuros, mas, não é uma história que vai vos por presos ao vosso ecrã.

Mas, um dos grandes pontos positivos de éX-Driver, na minha opinião, são as cenas de perseguição que estão excelentes. A animação do OVA, ao contrário das cenas de corrida de Initial D, foi desenhado à mão e é notório o trabalho que os animadores tiveram em fazer essas cenas. Claro que há uma falha ou outra na animação, não muito frequente, mas, temos que ter atenção que não foi feito em computador. E o som... Os sons dos motores, a banda sonora - bem, só consigo destacar uma música da perseguição da qual deixarei um link aqui -, tudo o que envolve o som está também muito bem feito. O chiar dos pneus, a transmissão, os sons dos carros em geral estão muito bem feitos.

Vocês ainda não devem percebem qual é a minha "panca" com este anime, por isso é melhor explicar-vos.

Quando era muito novo, adorava carros. Não queria saber se era um Opel Corsa (Chevrolet Corsa no Brasil) todo velho ou se era Lamborghini Murciélago. Adorava todo o tipo de carros, ponto. Mas, por volta da adolescência, comecei a ter outros gostos (calma, não é o que vocês estão a pensar) e fui deixando de lado essa paixão antiga. Até que um dia vi éX-Driver e essa paixão voltou. Assim, sem mais nem menos. Provavelmente, foi porque Kõsuke Fujishima, sendo também um apaixonado por carros, entende como nós, como os ingleses dizem "petrolheads", sentimos em relação à aquele objecto com quatro rodas e um motor (na maioria das vezes), que, para muita gente, só serve para ir do ponto A ao ponto B. Só que para nós, aquele objecto não é apenas um mero objecto. É algo com qual nós nos identificamos, nos permite fazer coisas que achávamos serem impossíveis. É complicado descrever os sentimentos que nós sentimos, porque a paixão, qualquer que seja, não é algo que se possa explicar. Mas, sim, algo que se deve sentir.

E é por isso que este anime que não é nada de especial para a maioria das pessoas (embora tenha divertido imenso quando o vi pela primeira vez), para mim, o é.

Se leram este texto todo, agradeço-vos a paciência que tiveram e espero que tenham gostado. Peço desculpa se acharem que o texto está meio confuso ou que não está muito bem estruturado, mas, fiz este texto um pouco à pressa e, também, não tenho grande experiência a escrever textos deste género.

Se poderem, deixem um comentário a dizer onde posso melhorar a minha escrita ou se querem ler mais deste tipo de rubricas.

Até uma próxima vez,


RK_Gotoku.


2 comentários:

  1. Muito bem escrito talvez um dia eu corra atras desses ovas pra ver , gosto bastante do traço de megami-sama.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigado pelo elogio, Jadson. Vai ser complicado encontrar este OVA, mas se gostares do trabalho do autor de Megumi-sama, acho que vai valer a pena a procura.

      Eliminar